Bandeira vermelha continua em julho e contas de luz terão cobrança extra

Com patamar 1, energia terá acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos

Geniffer Valeriano / Campo Grande News


A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou a manutenção da bandeira tarifária vermelha patamar 1 para julho, mantendo a cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. A decisão foi justificada pela baixa afluência nos reservatórios em todo o país, reduzindo a geração de energia hidrelétrica. O sistema de bandeiras tarifárias, implementado em 2015, indica os custos variáveis da produção energética. A bandeira verde não gera acréscimos, enquanto a vermelha possui dois patamares: o primeiro com aumento de R$ 4,46 e o segundo de R$ 7,87 por 100 kWh consumidos.

Com a manutenção da bandeira, os consumidores continuarão pagando R$ 4,46 a mais a cada 100 kWh consumidos. A agência justificou a decisão pelo cenário de afluências abaixo da média em todo o país, o que reduz a geração de energia pelas hidrelétricas.

“Esse quadro tende a elevar os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais onerosas para geração, como as usinas termelétricas', explica a Aneel.

Histórico  — O aumento na conta começou em maio, com a volta da bandeira amarela, que tem custo adicional de R$ 1,88 por 100 kWh. Até então, o país operava com a bandeira verde, vigente desde dezembro de 2024, quando as condições de geração eram favoráveis e não havia cobrança extra.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem como objetivo indicar os custos variáveis da produção de energia. Quando a bandeira está verde, não há acréscimo na conta. No patamar 1 da bandeira vermelha, o valor sobe R$ 4,46, e no patamar 2, chega a R$ 7,87 por 100 kWh consumidos.


Comentários